top of page

​   Chapeuzinho Vermelho (também conhecida como "Capuchinho Vermelho") se tornou um dos clássicos infantis mais famosos do mundo. Proveniente da tradição oral, a história foi publicada pela primeira vez pelo escritor francês Charles Perrault em 1697. Nesta época, os contos de fadas não eram feitos especialmente para as crianças - por não existir distinção entre infância e idade adulta -, e destacavam, dentro de um esquema didático e moralizador, aspectos cruéis e imorais.



    Ao longo do tempo, o conto ganhou diferentes versões, traduções e adaptações. Entre elas, uma das mais célebres foi a versão escrita pelos Irmãos Grimm em 1812, destinada ao público infantil como o próprio título dado a compilação comprova: "Histórias das Crianças e do Lar". Outras adaptações incluem:

     Fita verde no cabelo de Guimarães Rosa

     Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque

     Bufólicas de Hilda Hist

     Desenhos de Maurício de Souza

     Audiolivro



  No dia 20 de dezembro de 2012, o Google prestou uma homenagem ao bicentenário de lançamento dos primeiros contos dos Irmãos Grimm, criando um doodle que contava a trama de Chapeuzinho Vermelho, com ilustrações exibidas quadro a quadro.

CHAPEUZINHO VERMELHO +​

bottom of page